Publicidade

A peça Antígone faz parte da trilogia tebana de Sófocles, é uma das peças mais belas e universais que podemos conhecer. Composta por volta de 442 a.C, é cronologicamente a terceira peça da sequência que o dramaturgo criou: Édipo Rei, Édipo em Colono e Antígona.

A personagem que leva o nome do título é filha de Édipo, e irmã de Etéocles e Polinice. Antígona é a tragédia da boa filha que morreu por obedecer aos mandamentos divinos em contraposição à vontade despótica de um tirano. Seu tema predileto, como o de toda tragédia grega, era o destino. Sófocles, embora tivesse o homem como o centro do mundo, acreditava no poder dos deuses e na predestinação.

“É curioso que uma virgem, que lamenta morrer sem marido e sem filhos, revele total indiferença pelo noivo Hemon. Essa indiferença surpreende ainda mais se lembrarmos que Antígone, desde o início da tragédia, mostra-se consciente da punição que decorrerá do enterro de Polinices. Ou seja, Antígone sabe que vai morrer e concentra toda sua energia no ato que acelera seu fim. [?] É a impossibilidade de deslocar seu desejo para fora do âmbito de uma família marcada pelo incesto o que a leva a ignorar o próprio noivo” – é a reflexão que Trajano Vieira faz sobre um dos textos mais poderosos da chamada Tragédia Grega. Por original que seja, ele não esgota nem exclui interpretações como a de Steiner, Vernant e Reinhardt, cujas percepções, assim como de uma tradição várias vezes milenar da exegese tragediográfica, apenas dão a medida da amplitude intelectual, existencial e humana do texto criado por Sófocles. A qualidade poética e os recursos de linguagem, utilizados com tanta proficiência pelo tradutor em nossa língua, só acentuam este poder de falar do homem e de seus modos de ser com uma voz que, do fundo da história, projeta para o futuro infinito os sentidos da existência humana.

Características do Download

97%
97%
Avaliações
Livro: Antigona
Autor(a): Sófocles
Número de Páginas: 089
Ano: 2016
Editora: Independente Em Português
Gratuito 16,9MB
  • Desenvolve a Imaginação
    9.8
  • Desperta a Criatividade
    9.5
  • Habilidade de Leitura
    9.9
  • Votos dos Leitores (0 Votes)
    0